Pra lembrar sempre
Num país em que pouco ou nada se valoriza o talento, o Brasil perdeu nesta semana o grande, magistral arquiteto dos desenhos tremidos Oscar Niemeyer, aos 104 anos. Evidente que ele foi um dos maiores brasileiros de todos os tempos, mas fiquei um pouco irritado com o enfoque dado a sua trajetória pelos veículos de imprensa. Embora mostrassem suas obras, seus desenhos e projetos, a imprensa sempre enfatizou a questão global da influência de Niemeyer, sempre se esquecendo de que ele é um brasileiro e que como tal ajudou a formar uma legião de brilhantes profissionais da arquitetura, além de ter ganhado maior notoriedade porque seu trabalho mudou a vida de muita gente, sejam os calangos de Brasília, aqueles que concretizaram os rabiscos do arquiteto, ou a não menos importante obra da igreja da Pampulha, em Belo Horizonte, ou talvez, os desenhos que transformaram o edifício Copan em São Paulo em referência para escolas do gênero.
Acho que faltou isso, um quê de reverência à brasilidade de Neiyemer. Nós tropeçamos todos os dias nos efeitos arquitetônicos da obra desse brasileiro espetacular e isso eu senti que faltou nos jornais, revistas e televisões brasileiras. É como diza meu professor na escola de jornalismo: " o bom texto tem que ser legível para o letrado e para a mais humilde figura do mais longínquo canto desta terra".

(Foto - reprodução)
Já pegou
O que começou como uma simples tentativa de inserir filhos, sobrinhos e demais pentelinhos à música tocada pelos djs brazucas, se transformou em um grande evento. Estou falando da Disco Baby, projeto da excepcional jornalista Cláudia Assef e que consiste em levar os melhores djs da cena paulista a tocar músicas para crianças. O negócio virou. Neste último domingoa turma da Disco Baby teve o Dj Marky ao lado do Mano Brown dos Racionais Mcs juntos para alegrar a criançada do Capão Redondo. Mais do que isso, o evento foi beneficente , com renda revertida para instituições de caridade. Palmas para a iniciativa !!!

Claudinha Assef, Mano Brown e Dj Marky
(Foto - reprodução - álbum de Cláudia Assef no facebook )
Nenhum comentário:
Postar um comentário