quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Oras, bolas!!!

Rapaziada, ando enjoado com o futebol, mais ainda com a politicagem envolvendo dirigentes, presidentes de clubes e pseudo-jogadores, que entram em campo só para saber quanto faturam por dia, sem terem compromisso com os mantos sagrados, a instituição "time de futebol", tão esquecida ultimamente. Assistir a partidas de futebol, sem ver no jogo ou nos seus jogadores, espírito esportivo, vontade de honrar camisas também está ficando um tanto chato.

A taça das bolinhas

Com quem deve ficar esta enfadonha taça ? Em campo os dois times, São Paulo F.C e C.R Flamengo fizeram jus, a seu modo, ao título. A CBF, claro, faz média, para não desagradar ninguém, mas no fundo descontenta a todos. Qual é o verdadeiro campeonato brasileiro ? Que competição assistimos, pagamos para ver, seja no pay per view ou  in loco ? Difícil definir. Qual o campeonato mais importante ? Por essas e outras, acho eu, falta identidade às conquistas dos nossos clubes. Outro dia a CBF homologou títulos antigos a Palmeiras e Santos, mas com qual critério ? Volto a repetir: os clubes, em campo, realmente ganharam suas competições, só não se sabe qual a hierarquia, o valor efetivo dessas "glórias", qual a competição principal, a secundária, e por aí afora. Por essas e outras, oras bolas, a taça que São Paulo e Flamengo reivindicam para si não tem o menor valor.



Campeões Mundiais

     A história é idêntica. Quem, de fato, detém o chamado título mundial ? Os melhores times do mundo são realmente aqueles que faziam apenas um jogo em Tóquio há tempos atrás sob o patrocínio de uma empresa automobilística ? Ou a nova fórmula da Fifa, juntando campeões de confederações em torno de uma competição de tiro rápido ? Também acho que falta legitimidade. Parece competição destinada apenas a movimentar grana, nada mais.
     Há ainda que se discutir quem "paga mais" para transmitir jogos de futebol. A Globo detém a grana, o lobby político e tudo mais. A Record querr brigar por uma pluralidade de transmissões, não se limitando, como faz a Vênus Platinada, a mostrar, quase que somente, jogos do Corinthians, em São Paulo, ou do Flamengo, no Rio. Mas esse é um assunto para outro post, que coloco aqui em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário